Atualização furacão Irma II – Formação de vários tornados secundários na região da Flórida.

O furacão Irma já pode ser considerado o maior da história recente do Atlântico e já detém o recorde de maior tempo de duração. A tempestade assola e devasta por onde passa e o pior ainda pode estar por vir: Irma favorece todas as condições necessárias para a formação de tornados destrutivos. Tornados associados a furacões geralmente não são muito poderosos, mas existem excessões, já foram registrados vórtices na categoria F4, por sorte tornados associados a furacões raramente chegam a categoria F5.

IMG_6949

Furacões e tornados são fenômenos distintos, surgem em determinadas condições e nem sempre estão interligados, tornados surgem apenas no continente nas pradarias planas e furacões só se formam no Oceano quando o ar está ascendendo devido ao enorme calor da superfície do mar. Os furacões são muito maiores, porém, os tornados que são capazes de produzirem ventos mais rápidos e destrutivos

Mas como os furacões e tempestades tropicais criam tornados?

Os furacões e as tempestades tropicais, conhecidas como ciclones tropicais, fornecem todos os ingredientes necessários para formarem tornados. Em primeiro lugar, a maioria dos furacões arrastam com eles diversas supercélulas individuais, que são nuvens grandes, verticais, giratórias e bem organizadas. Quase todos os tornados precisam de supercélulas para se formarem (Com excessão dos landspouts).

IMG_6950.PNG

E em segundo lugar, as tempestades tropicais também trazem com elas ar quente e úmido, que acaba atuando como combustível. Isso cria instabilidade na atmosfera – ou seja, as camadas de ar quente e úmido (trazidas pelo furacão)se alternam com o ar frio e seco que já estava sobre o continente. Esse arranjo é instável porque o ar quente quer subir, pois é menos denso.

IMG_6951
Tornado atingindo cidade norte americana

Finalmente, os furacões criam o chamado cisalhamento do ar, ou seja, uma mudança abrupta na velocidade e direção do vento em uma pequena altitude. Esses ventos alternados podem criar correntes de ar giratórias, conhecidas por rolos. Esses vórtices finalmente podem ser lançados verticalmente – criando os tornados. (Fonte climatologiageografica.com)

Muitos turistas e residentes deixaram a cidade de Orlando em direção à áreas seguras. As estradas registraram um grande número de carros esses dias. Os postos de gasolina já estão sem combustíveis e o governo decretou alerta máximo e toque de recolher. A prefeitura também  criou um canal de comunicação via SMS para que as pessoas recebam  informações/alertas do furacão. Mensagens de texto devem ser enviadas para 888-777.

IMG_6952
Moradores da Flórida indo em direção à Geórgia na tarde de hoje.

O Disney 24 Horas irá atualizar as informações assim que novas notícias estiverem disponíveis!

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s